Mensagens populares

domingo, 5 de maio de 2013

Agentes quelantes


O excesso de ferro é uma das consequências mais comuns em doentes com Anemia de Cooley. Transfusões de sangue regulares são um dos tratamentos base para doentes com talassemia beta maior.
A grande quantidade de ferro nestes doentes provém das transfusões de sangue que necessitam de fazer. Como tal, tratamentos foram desenvolvidos para contrariar este excesso. É aí que entra a terapia quelante.
Terapia quelante, de uma maneira prática e objectiva, funciona com a administração de agentes quelantes para remover metais pesados do nosso organismo. E o que são agentes quelantes? Tais agentes são substâncias que formam complexos através da ligação com iões metálicos, nomeadamente o ferro. Entre outros, temos 3 conhecidos agentes quelantes que são, até à data, os mais eficazes e utilizados: deferiprona, deferoxamina e deferasirox.
Sabendo que estes 3 medicamentos são usados para diminuir o excesso de ferro, deve-se ter em conta que cada agente quelante tem uma certa especificidade para determinadas situações dependendo do quadro clínico de cada doente.
Estes agentes funcionam através da ligação ao ferro. Com isto, é do interesse que, após a ligação, sejam excretados pela urina e pelas fezes. Como falado em cima, os diferentes medicamentos têm diferentes ratios de ligação ao ferro, diferenciando assim a taxa de remoção de cada um deles.


Sem comentários:

Enviar um comentário